Deixe seu telefone que ligaremos para você!
Peça agora seu orçamento.

Medicina e Segurança
no trabalho

A atenção à saúde e ao bem-estar em uma organização é um importante fator para a manutenção da produtividade e da motivação, além de estar prevista em lei como uma obrigação das empresas junto a seus colaboradores.

É nesse contexto que a BRASILMED atua, oferecendo-se como uma provedora de soluções para todas as ações voltadas à qualidade de vida no trabalho, sem se limitar apenas aos itens previstos nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e demais dispositivos legais.

Dentre nossas soluções à disposição de nossos clientes, citamos:

  • Implementação e manutenção de ambulatório médico corporativo, com a disponibilização de equipe multiprofissional, além de medicamentos e equipamentos de apoio;
  • Elaboração e coordenação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)
  • Elaboração do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais);
  • Elaboração de laudos de insalubridade ou periculosidade;
  • Elaboração do LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho;
  • Elaboração de laudos de insalubridade ou periculosidade;
  • Análise ergonômica do trabalho (AET);
  • Controle do absenteísmo através de perícias médicas em atestados médicos e emissão de relatórios periódicos.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Estamos aptos a realizar o PPRA em todo o Brasil. Em nossos serviços estão incluídas todas as etapas para a emissão do PPRA, desde as visitas técnicas para a análise, a antecipação e o reconhecimento dos riscos ambientais, passando pela emissão do documento final, até a consultoria para a adoção das medidas de controle propostas, com o respectivo planejamento anual e o estabelecimento das metas.

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Na coordenação do PCMSO de nossos clientes, nós não nos limitamos a ser apenas uma clínica de atestados de saúde ocupacional (ASO). Nós nos empenhamos para sermos um verdadeiro parceiro estratégico, atuando como uma provedora de soluções para todas as ações voltadas à qualidade de vida no trabalho e para o cumprimento das Normas Regulamentadoras.

Não importa o tamanho da sua necessidade. Seja a simples realização de campanha de periódicos, seja para desenvolver um projeto mais amplo de atenção à saúde, temos todo o corpo técnico capaz de atender às suas demandas, em todo o Brasil.

Confira as nossas soluções integradas:

  • Ginástica laboral;
  • Massagem expressa;
  • Acompanhamento nutricional;
  • Emissão de atestados de saúde ocupacional (ASO);
  • Realização dos exames de laboratório;
  • Homologações de atestados médicos;
  • Assistência técnica em perícias trabalhistas;
  • Assessoria para adequação a todas as normas regulamentadoras.

LTCAT – Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho

O LTCAT é um laudo elaborado por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho para atender as exigências da Previdência Social a fim de garantir a aposentadoria especial para os trabalhadores que exercem as atividades previstas no Anexo IV do Decreto 3.048 / 99 da Previdência Social.

Confira as dúvidas mais frequentes:

Ao providenciar a elaboração do LTCAT,  a empresa gera os registros das demonstrações ambientais, necessários à comprovação da efetiva exposição do segurado aos agentes nocivos químicos, físicos ou biológicos, ou à associação desses agentes, prejudiciais à saúde ou à integridade física do trabalhador segurado, considerados para fins de concessão de aposentadoria especial,
conforme consta do Anexo IV do Regulamento da Previdência Social.

Uma vez cumprida a carência exigida pela Previdência, o trabalhador assegurado terá à sua disposição as informações técnicas necessárias para a comprovação de ter trabalhado em condições especiais, exposto a agentes nocivos que prejudiquem a sua saúde ou a sua integridade física, gerando, dessa forma, o direito à concessão do benefício da aposentadoria especial, em caso de exposição permanente e sem a devida proteção.

Sim. Toda empresa que presta serviço de natureza rural ou urbana, e para isso contrata trabalhador sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado, deverá providenciar a elaboração e atualização constante do LTCAT.

A empresa que não mantiver laudo técnico atualizado com referência aos agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho de seus trabalhadores ou que emitir documento de comprovação de efetiva exposição em desacordo com o respectivo laudo estará sujeita às penalidades previstas na legislação previdenciária.

Laudo de Insalubridade e/ou de Periculosidade

O laudo de insalubridade e/ou de periculosidade são documentos acessórios da legislação trabalhista que objetivam comprovar o trabalho em condições insalubres e/ou periculosas, respectivamente à luz da Norma Regulamentadora nº 15, a NR-15, e da Norma Regulamentadora nº 16, a NR-16, do Ministério do Trabalho e Emprego. No caso da caracterização da insalubridade, o laudo deverá, ainda, indicar o grau de insalubridade enquadrado (pequeno, médio ou grande).

Em se enquadrando no laudo uma das condições (insalubres ou periculosas), este deverá também apresentar as medidas necessárias a serem implantadas para a eliminação ou neutralização dos agentes nocivos e/ou periculosos.

Confira as dúvidas mais frequentes:

A elaboração do Laudo de Insalubridade e/ou de Periculosidade é necessária sempre que houver a suspeição da exposição dos trabalhadores a agentes ambientais insalubres ou condições periculosas.

Por meio do laudo de insalubridade e/ou de periculosidade, a empresa toma ciência das condições insalubres ou periculosas às quais os seus trabalhadores estão expostos. A partir daí, ela poderá implantar as medidas recomendadas para a neutralização da insalubridade e/ou periculosidade. Caso contrário, deverá pagar ao trabalhador o correspondente adicional remuneratório devido.

Por meio do laudo de insalubridade e/ou de periculosidade, o trabalhador terá conhecimento sobre os agentes nocivos aos quais está exposto, saberá ainda quais medidas de segurança deverá adotar para proteger-se, bem como qual o percentual remuneratório ao qual terá direito, no caso de exposição permanente ou intermitente, sem a devida proteção.

A empresa empregadora ficará sujeita às penalidades previstas na Norma Regulamentadora nº 28, do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como deverá indenizar o trabalhador por eventuais adicionais de insalubridade e/ou periculosidade devidos e não pagos.

Assistência técnica em Perícias Trabalhistas

Confira as dúvidas mais frequentes:

Todas as vezes que a insalubridade ou a periculosidade for arguida perante a Justiça, o juiz nomeará um perito habilitado (médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho) para realizar a prova pericial, que consiste em exame, vistoria ou avaliação. Caso queiram, poderão as partes envolvidas no processo (Reclamada e Reclamante) indicar os assistentes técnicos para participar da perícia e indicar quesitos, podendo ainda esses profissionais apresentar laudo técnico pericial após a perícia, caso julguem necessário.

A empresa, na condição de Reclamada, terá a sua disposição um profissional devidamente habilitado (médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho), que participará da perícia para auxiliar na produção de provas, assegurar-se da legitimidade dos meios técnicos empregados e evitar a prestação de informações inverídicas.

Quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico, o juiz será assistido por perito por ele nomeado que, obrigatoriamente, deverá realizar a prova pericial e apresentar o respectivo laudo técnico. Caso a empresa Reclamada não indique assistente técnico, perderá a oportunidade de levantar subsídios durante a tomada de prova pericial que possam auxiliar em sua defesa.

Treinamentos – principais NR’s

NR-5
CIPA

Capacitamos os membros da CIPA para o exercício de suas atribuições na prevenção e controle dos agravos à saúde do trabalhador, através da identificação, avaliação e controle de riscos ocupacionais, e orientação para adoção de medidas de promoção à saúde física e ambiental da empresa.

NR-10
SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES
E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

Treinamento voltado a capacitar os profissionais que trabalham na área de instalações elétricas direta ou indiretamente, sujeitos aos riscos decorrentes do emprego da energia elétrica, oferecendo noções de Riscos Elétricos, Primeiros Socorros e Prevenção e Combate a Incêndio.

NR-18
CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE
DE TRABALHO NA INDÚSTRIA
DA CONSTRUÇÃO

Nosso treinamento tem como foco os profissionais que trabalham no ambiente da indústria da construção civil, orientando-os para a correta implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições de trabalho.

Massagem Expressa

Que tal implantar um programa de massagem expressa para os seus colaboradores?

A Brasilmed conta com massoterapeutas certificados, além de todo o material necessário para levar até a sua empresa esse benefício, capaz de melhorar o ambiente organizacional e de estimular a produtividade de sua equipe.

Os benefícios da massagem expressa vão além do mero relaxamento muscular. A massagem combate o estresse, estimula a circulação sanguínea e auxilia na eliminação de metabólitos, além de proporcionar uma sensação de bem-estar e de promover uma tão desejada pausa nas tarefas, durante a jornada de trabalho.

Ambulatório Médico Corporativo

A Brasilmed conta com toda a infraestrutura para montagem de ambulatório médico corporativo, disponibilizando profissionais de recepção e atendimento, passando por uma equipe multidisciplinar de saúde, além dos equipamentos necessários para atender às necessidades de seus clientes.

São médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos etc. Independentemente do tamanho do projeto de qualidade de vida da sua empresa, estamos aptos a atendê-lo com uma verdadeira equipe de profissionais para atuar in loco.

Nossa experiência de mais de 20 anos na gestão de ambulatórios médicos é comprovada e atestada por várias grandes empresas e por órgãos do Poder Público, em todo o Brasil.

Saiba se sua empresa
precisará usar o
eSocial em 2018.

brasilmed brasilia-df matriz aguas claras

Brasília – DF
Matriz em Águas Claras
Av. Das Araucárias lotes 1885/2005 Águas Claras Shopping
Salas 501, 505 e 506
+55 (61) 3574-7600

brasilmed brasilia-df setor comercial sul

Brasília – DF
Setor Comercial Sul
Quadra 06 – Bloco A – nº 130 – Ed. Ermes – 5º andar – Asa Sul
+55 (61) 3032-9532

brasilmed sao paulo-sp centro

São Paulo – SP
Centro
Alameda Santos 1893 Ed. Eduardo Salém Conjunto 101 – Cerqueira César
+55 (11) 3862-4855

Trace sua rota até uma das nossas sedes:

Deixe seu telefone que ligaremos para você!
Peça agora seu orçamento.